Conquistar um domínio grátis é o primeiro passo para iniciar o seu projeto web com o pé direito. Todo o projeto inicial seja online ou offline exige uma série de investimentos, buscar formas de economizar é questão de sabedoria. 

E se você já possui um negócio de sucesso offline, considere investir no desenvolvimento de um site. A internet está em praticamente todo lugar e toda sua magnitude faz parte do nosso cotidiano, seja nas atividades mais triviais ou então como fonte de renda. 

Mas e quando você precisa levar sua empresa para a era digital? Ou começar um negócio do zero pela internet? Hora de dar início à criação do seu website. Considere a opção de utilizar um domínio grátis. Saiba como isso é possível neste artigo. 

O que é domínio e como obter o seu?

O domínio de internet é a maneira como um site é exibido para seus usuários. Sem ele não seria possível encontrar a plataforma através do seu nome fantasia mas sim pelo seu IP, uma série de números e que seria extremamente difícil de se decorar.

Um domínio funciona a partir de um serviço que chamamos de DNS (Sistema de Nomes de Domínios), que é um banco de dados onde estão todos os nomes de domínios dos sites já criados e que são convertidos a todo momento para o número de IP próprio.

Para conseguir um domínio é preciso registrá-lo no site Registros.br que, no Brasil, é responsável por fornecer essa licença às plataformas administradas no país. 

O domínio possui uma taxa anual de R $40,00, contudo, de forma promocional, algumas empresas oferecem o serviço de forma gratuita em parceria com a Registros.br. 

Entenda por que você precisa ter um registro de domínio

domínio grátis para sempre

Esqueça as letras e palavras, apesar de serem mais entendíveis para nós, humanos, as máquinas só conversam mesmo entre si por meio de linhas de código e números e mais números. 

Por esse motivo que existe essa tradução que o domío realiza de transformar o site exemplo.com.br em 222.22.11.222 para que possa ser localizado na internet pelo serviço DNS (Domain Names System) e retransmitir o conteúdo para nós, usuários.

Agora, imagine só se toda vez que precisássemos acessar um site, ter que decorar seu número de IP ou anotá-lo em algum lugar. Seria complicado, não é mesmo? 

Por isso mesmo há a necessidade de se obter um domínio. Será ele quem fará essa ponte entre os usuários e sua plataforma. É preciso ter o seu.

Entenda a importância de registrar um domínio

Registrar seu domínio tem seus benefícios, um deles, como dito acima, é a segurança de saber que os usuários conseguirão encontrar o seu site ou blog com facilidade. Outro ponto positivo é que você verá que não existe nenhuma outra plataforma igual a sua, com o mesmo nome.

Ou seja, os visitantes não irão para outro site sem querer devido a nomes parecidos, isso por que no Registro.br é possível ver qual nome de site nunca foi utilizado ainda.

Como ter o domínio de um site grátis?

Um domínio gratuito pode ser obtido através de empresas de hospedagem que costumam oferecer pacotes de hospedagem com domínio incluso gratuitamente. 

Além do mais, é preciso ter em mente que só é possível ter um domínio grátis para sempre através de ações promocionais de empresas do meio. Contudo, é sempre possível economizar.

Domínio X Hospedagem

Domínio e hospedagem são dois termos distintos. Enquanto o domínio representa o serviço de conversão de um número de IP em um nome de site propriamente dito, a hospedagem, como o próprio nome sugere, realiza o processo de definir um espaço na World Wild Web. 

Isso para que seus sites possam armazenar seu conteúdo online em seus servidores — imagens, textos, vídeos, plugins e ferramentas.

Qual o melhor domínio gratuito?

domínio 100% grátis

Além de poder alugar um domínio diretamente pelo Registros.br, você também pode procurar quais servidoras de hospedagem oferecem um domínio grátis para você utilizar. Muitas vezes esse serviço pode ser ilimitado.

Algumas empresas oferecem serviços completos de suporte e apoio para plataformas digitais. Conheça algumas delas:

  1. GoDaddy: a maior do ramo, oferece domínio gratuito por um ano e muitos outros benefícios, como suporte 24h, servidor uptime, URLs exclusivas e preços variados.
  2. Hostinger: aqui no Brasil é bastante utilizada por ter planos com valores variados e com domínio gratuito. Possui também hospedagem e suporte 24h. 
  3. Registro: a maior parte dos servidores que oferecem domínio, possuem o Registro.br como base. O valor do seu domínio está em torno de R$ 40,00 (ano) atualmente. Seu único serviço é o registro de domínio, o que pode ser interessante para avaliar custo/benefício.

É possível ter um domínio grátis para sempre?

É possível sim possuir um domínio gratuito para sempre, mas tenha bastante atenção para fazer a melhor escolha possível e não acabar pagando um preço ainda mais caro do que imaginou. 

Muitos serviços de hospedagem oferecem domínios gratuitos por um ano ou mais. O domínio gratuito ilimitado irá depender da promoção da rede de hospedagem.

Qual o domínio mais barato do mercado?

Novamente, é preciso pesquisa. Os preços variam muito, digamos, a partir de R$ 5,99 por exemplo. Mas você pode optar em obter somente o domínio ou pacotes que você irá precisar futuramente, como suporte, plataforma digital, hospedagem e outros serviços de internet.

Dicas para escolher o domínio ideal para seu site

domínio grátis 2021

Contudo, é preciso pesquisar a melhor opção, logo, veja em quais pontos você precisa ter atenção na hora de contratar serviços de domínio

  • Estabilidade: caso você precise que o site fique no ar 24 horas por dia, busque por servidores uptime, assim, seu site não cairá em um determinado horário.
  • Suporte: imprescindível para que, quando precisar, você tenha a quem recorrer caso ocorra um problema na sua plataforma.
  • Design facilitado: priorize aqueles que ofereçam painel de controle interativo e simplificado. Assim você não precisa ter conhecimentos aprofundados de programação para gerenciar a plataforma.

Conclusão

Um site na internet tem muitas funções, entretenimento, comércio, hobbie, relacionamentos e milhares de outros temas. O que eles têm em comum é o uso de um domínio para que possam receber acessos. Um domínio irá direcionar seus usuários ao seu número de IP sem precisar decorar todos aqueles números tornando o acesso mais fácil.

Avaliando o mercado é possível encontrar domínios baratos e muitas vezes gratuitos em conjunto com serviços de hospedagem. Pesquise aquele que melhor ofereça serviços de suporte e estabilidade e não deixe de fazer seu negócio crescer na internet.

Gostou do artigo? Acesse o nosso blog e encontre outras soluções para sua plataforma digital! É muito importante que você esteja sempre alinhado com as principais tendências do mercado para manter seu site atualizado e seguro.

Deixe uma Resposta

×

Está com dúvidas ?

× Como posso te ajudar?